Artigos AlfaRede

Lista Artigos AlfaRede

Artigos do ano de 2021

Título: “Tempo de Aprender”: uma proposta do Ministério da Educação para professores alfabetizadores

Autores: Gabriela Medeiros Nogueira; Janaína Soares Martins Lapuente

Link:  https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a4933

Artigos do ano de 2022

Título: O contágio devastador do vírus SARS-COV-2 e o contágio transformador dos TSURUS

Autores: Viviane Rios Kwecko; Gabriela Medeiros Nogueira; Silvana Bellé Zasso

Link: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2240

 


Título: Leitura e escrita na Educação Infantil: as histórias como estratégia de inserção no universo escrito

Autores: Carolina dos Santos Espíndola; Gabriela Medeiros Nogueira

Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36108

 


Título: tempo de Aprender: um desserviço para a alfabetização no Brasil

Autores: gabriela medeiros Nogueira; Janaína Soares Martins Lapuente

Link: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/595

 


Título: Alfabetização e docência em tempos de pandemia: palavras em diálogo

Autores:Adriana Cavalcanti dos Santos; Érica Raiane de Santana Galvão; Nádson Araújo dos Santos; Viviane Caline de Souza Pinheiro

Link: https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/22768/0

 


Título: A odisseia de uma alfabetizadora em tempos de pandemia da COVID-19

Autores:Gabriela Medeiros Nogueira; Janaina Soares Martins Lapuente

Caroline Braga Michel; Juliane de Oliveira Alves Silveira.

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22888

 


Título: Alfabetização na Pandemia da Covid-19: Um estudo etnográfico de uma turma do primeiro ano

Autores: Ana Cláudia Ângelo Ávila; Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Link:https://periodicos-old.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/23938

 


 Título: Alfabetizadoras em início de carreira e os desafios das relações com pais/responsáveis no ensino remoto

Autores: Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Gabriela Medeiros Nogueira

Link: https://doi.org/10.7867/1809-03542022e9756

 


Título: Limites e possibilidades do ensino remoto da alfabetização: o que dizem as alfabetizadoras no interior do Ceará

Autores: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo

Link:https://doi.org/10.47249/rba2022594

 


Título: O “novo normal” no cotidiano das escolas: desafios para alfabetização na perspectiva de duas professoras

Autores:  Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Caroline Braga Michel; Gabriela Medeiros Nogueira

Link: http://dx.doi.org/10.5965/1984723823512022112

 


Título: Os desafios do ensino remoto para alfabetizadoras em início de carreira

Autores: Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Gabriela Medeiros Nogueira

Link: https://doi.org/10.24933/horizontes.v40i1.1190

 


Título: A alfabetização em tempos de pandemia: tensões, desafios e a persistência de professoras

Autores: Elvira Cristina Martins Tassoni e Antonia Edna Brito.

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/22902

 


Título: Entre máscaras, ansiedades e expectativas: desafios enfrentados por professoras no retorno ao ensino presencial

Autores: Sandra dos Santos Andrade, Luciana Piccoli, Marília Forgearini Nunes, Renata Sperrhake

Link da revista: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/4144

 

Artigos do Ano de 2023

Título: Língua Pomerana: Entre apagamentos e resistências no contexto escolar

Autores: Myrna Susan Gowert Madia Berwaldt; Gabriela Medeiros Nogueira; Patrícia Weiduschadt

Link: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/134978

 


Título: Política Nacional de Alfabetização: scriptura sobre a recepção de professores

Autores: Nádson Araujo dos Santos; Adriana Cavalcanti dos Santos; Jânio Nunes dos Santos

Link: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2178-52012023000100240&lng=pt&nrm=iso

 


Título: Constituição do Ciclo de Seminários Alfabetização em Tempos de Pandemia da Covid-19: Uma ação Proposta pelo Alfarede

Autores: Taís Barbosa Rodriguês; Caroline Braga Michel; Juliane de Oliveira Alves Silveira

Link: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/article/view/20085

 


Título: O Ensino Remoto e o Mal- Estar Docente

Autores: Carmem Regina Gonçalves Ferreira; Gabriela Medeiros Nogueira; Caroline Braga Michel

Link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666932

 


Título: A Política Nacional de Alfabetização e a produção da nova geração: um campo de disputa

Autores: Janaína Soares Martins Lapuente; Gilceane Caetano Porto; Mauro Augusto Burkert Del Pino; Simone Gonçalves da Silva

Link: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5209

 


Título: A alfabetização de crianças no contexto pós-pandemia

Autores: Raimunda Alves Melo; Elvira Cristina Martins Tassoni; João Pedro de Sousa Barreto

Link: https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/82

 


Título: Experiências de Leitura e de Escrita Vivenciadas por Professoras Durante a Pandemia de COVID-19

Autores: Elvira Cristina Martins Tassoni e Ana Vitória Bonatti Passos

Link: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/7570

 


Título: Os efeitos da sindemia covídica na Educação: uma revisão de literatura

Autores: Paulo César Ricci Romão e Elvira Cristina Martins Tassoni

Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/41035

 


Título: A Política Nacional de Alfabetização e a produção da nova geração: um campo de disputa

Autores: Janaína Soares Martins Lapuente 1; Gilceane Caetano Porto 2; Mauro Augusto Burkert Del Pino 3;

Simone Gonçalves da Silva 4

Link: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5209

 


Título: CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores: Gilceane Caetano Porto;

Mauro Augusto Burkert Del Pino;

Fernanda Arndt Mesenburg.

Link: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/761 

 


 

Título: CONTRIBUIÇÕES DE MAGDA SOARES PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO BRASIL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores: Gilceane Caetano Porto; Mauro Augusto Burkert Del Pino; Fernanda Arndt Mesenburg.

Link: https://doi.org/10.47249/rba2023761 

 


Título: A Política Nacional de Alfabetização e a produção da nova 

geração: um campo de disputa

Autores: Janaína Soares Martins Lapuente; Gilceane Caetano Porto; Mauro Augusto Burkert Del Pino; Simone Gonçalves da Silva.

Link: http://dx.doi.org/10.14244/198271995209

 


 

Artigos do Ano de 2024

Título: Alfabetização: Atuação Docente e Desafios no Ensino Remoto Emergencial

Autores: Andrezza Sibelly Soares Mendes; Adriana Cavalcanti dos Santos

Link: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13550

 


Título: Desafios de alfabetizadoras no pós-pandemia

Autores: Raimunda Alves Melo e Elvira Cristina Martins Tassoni

Link: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1969

plugins premium WordPress